Conferência IberBlue Wind: Reunião com as partes interessadas no projeto Creoula em Viana do Castelo (Portugal)
No passado dia 18 de maio, a cidade portuguesa de Viana do Castelo acolheu a conferência "Energia eólica offshore flutuante na região Norte de Portugal - Projeto CREOULA". Um encontro promovido pela IberBlue Wind, com o objetivo de divulgar as oportunidades oferecidas pela energia eólica offshore na região, dar a conhecer a sua proposta nesta matéria, bem como o projeto eólico offshore flutuante Creoula que a IberBlue está a desenvolver na região. O evento configurou-se como um espaço de diálogo com as diferentes partes interessadas, que contou com a presença de representantes do mundo académico, associações não governamentais, indústria, ambiente, turismo e associações de pescadores locais.
Neste sentido, a IberBlue Wind apresentou o projeto "Creoula", o maior parque eólico flutuante a ser desenvolvido em Portugal, que terá uma capacidade de 1.440 MW, produzidos a partir de 80 turbinas de 18MW cada. Um projeto que, juntamente com o projeto Juan Sebastián Elcano - localizado ao largo da costa de Pontevedra (Galiza) - faz parte do primeiro desenvolvimento transfronteiriço no sul da Europa que, em conjunto, terá instalada uma capacidade de 1,96 GW.
A conferência contou com um importante apoio institucional através da presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. Durante a inauguração, o autarca destacou o compromisso das autarquias locais com as renováveis e defendeu a viabilidade da atividade eólica offshore alinhada com os interesses de outros sectores.
De seguida, a Diretora do Portfólio Eólico da IberBlue Wind, Dorleta Marina, abordou a oportunidade que a produção de energia eólica offshore representa na transição energética portuguesa, sublinhando o seu papel impulsionador na revitalização socioeconómica das áreas de influência, devido à sua capacidade de geração de emprego e à necessária melhoria das infraestruturas associadas.
Na sua intervenção, Marina sublinhou que na conceção, construção e exploração de todos os seus projetos, a IberBlue Wind compromete-se "a trabalhar em conjunto com a sociedade civil, as comunidades costeiras, o governo e a indústria, com o objetivo de beneficiar a região, respeitando sempre o meio ambiente". Além disso, manifestou o seu desejo de "estabelecer um canal de colaboração com o tecido industrial e empresarial da zona, para detetar oportunidades e alinhar interesses".
Por outro lado, valorizou positivamente o compromisso do Governo português com a energia eólica offshore e assegurou que "esta posição pode fazer com que Portugal se torne um dos países líderes no desenvolvimento desta nova fonte de energia que está destinada a ser um dos principais vetores energéticos do futuro".
A parte final do encontro foi dirigida por Tiago Morais, responsável pelo Desenvolvimento Eólico Offshore Flutuante em Portugal da IberBlue Wind, que se concentrou em divulgar os detalhes do projeto e responder às perguntas dos participantes.
Tiago destacou ainda a experiência do consórcio, fundamental num mercado como o português, que decidiu enfrentar com determinação o desafio de se tornar uma referência no desenvolvimento eólico offshore.